Síndrome de Dumping no pós-operatório de cirurgia bariátrica

Síndrome de Dumping

Durante o período pós-operatório da cirurgia bariátrica (gastroplastia), algumas pessoas sofrem de Síndrome de Dumping. Nesta síndrome a passagem rápida de gorduras e açúcares para o intestino pode causar sintomas como náuseas, fraqueza, suor intenso, diarreia, sensação de sonolência e desmaio.

Por isso é extremamente recomentado uma dieta em que seja evitado o consumo de carboidratos simples como farinhas brancas (pão francês), geleia, arroz branco, pipoca, macarrão, refrigerantes e açúcares (açúcar, balas e doces) e, dar preferência aos carboidratos complexos como leite desnatado, lentilha, grão de bico e iogurte desnatado.

A Síndrome de Dumping pode acontecer em razão de a cirurgia bariátrica alterar a anatomia e o funcionamento digestivo normal do estômago. No caso da gastroplastia pela técnica do bypass gástrico em Y de Roux ou cirurgia de Fobi-Capella, altera também o intestino delgado.

Caso o paciente no pós-operatório de redução de estomago tenha os sintomas da Síndrome de Dumping com frequência, deverá prestar atenção em sua rotina alimentar. Para ajudar pode ser feito um diário alimentar.

Em um caderno o paciente anota o dia e horário em que comeu cada alimento e se teve os sintomas da Síndrome de Dumping. Ao final é possível fazer uma avaliação de quais alimentos ingeriu nos dias em que se sentiu mal. Esse diário pode ainda ser levado em consulta para o cirurgião bariátrico, endocrinologista ou nutricionista e, assim, auxilia o diagnóstico do que levou o paciente a Síndrome de Dumping.

O lado bom da Síndrome de Dumping após redução de estômago

Ao contrário do que pode parecer a Síndrome de Dumping não é um grande risco para a saúde. Pode se tornar um bom indicador aos pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica de que estão comendo mais comida do que deveriam, ou ainda, ingerindo alimentos ricos em açúcar e rápido demais.

Dica: consumir várias pequenas refeições por dia – de preferência incluindo alimentos que são mais pobres em carboidratos, evitando especialmente os açúcares refinados; evitar beber líquidos durante as refeições e mastigar os alimentos muito bem.

Caso você apresente um dos sintomas citados aqui, permaneça sentado ou deitado, até o sessar dos sintomas, e uma vez que a Síndrome de Dumping seja persistente, procure imediatamente o seu médico.

Veja mais dicas sobre pós-operatório de cirurgia bariátrica e dieta aqui.

Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão