A importância do tratamento psicológico na cirurgia bariátrica

Avaliação psicológica Cirurgia Bariátrica

A obesidade é uma doença difícil de ser tratada e que envolve vários fatores hormonais, sociais e até psicológicos. Por isso, para que o paciente não sofra nenhum dano emocional é imprescindível que ele receba um acompanhamento psicológico antes e após a cirurgia bariátrica.

Não há como prever como a obesidade interfere na vida de cada um. Há pessoas que não tem a autoestima abalada por estarem acima do peso, outras se sentem depressivas. As reações são as mais diversas dependendo de cada pessoa. Agora imaginem o impacto que causa perder 15, 20, 30 quilos ou mais em um curto espaço de tempo após a gastroplastia?

Essa mudança após a cirurgia bariátrica exige um período de adaptação, para que tanto o corpo como a mente acostume-se a ela. A maioria destas pessoas passou a vida inteira sentindo-se inseguras, insatisfeitas com a vida, acostumadas com uma alimentação farta e sendo julgadas até mesmo por membros da própria família.

Além da perda de peso de forma acelerada, o paciente que fez a cirurgia de redução do estômago também muda completamente os seus hábitos alimentares e sua rotina, e o psicólogo irá auxiliar neste processo fazendo com que o paciente entenda e saiba lidar com todas essas novas informações.

Por todos esses e vários outros que é de fundamental importância a presença de uma equipe multidisciplinar após a cirurgia bariátrica, pois além de auxiliar na recuperação e evitar complicações, o paciente conseguirá se adaptar a essas mudanças repentinas que seu corpo e sua mente passaram.

Equipe do Dr. Thales Delmondes Galvão